Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

15 de outubro de 2012

Garfield's favourite food

Lasanha!! Nos Petiscos da Sofia hoje há um clássico: lasanha de carne.

Sempre tive uma grande empatia com o Garfield. É um gato laranja, gordo, adora dormir a sesta e comer lasanha. A minha lasanha é um pouco diferente da que ele gosta... Em vez de molho de tomate leva bechamel.

Lasanha de carne
Ingredientes:
2 cebolas médias
2 dentes de alho
1 pacote pequeno de polpa de tomate
1/2 kg de carne picada
4 colheres de sopa de farinha
100 gr de manteiga ou margarina
750 ml de leite
(1 ou 2 pacotes de molho bechamel)
Sal, pimenta e noz moscada
Placas de lasanha
Queijo ralado para decorar
Preparação:
Picar a cebola e o alho e colocar num tacho ao lume com um pouco de azeite. Deixar cozinhar uns minutos antes de adicionar a polpa de tomate. Deixar ferver 5 minutos e adicionar a carne picada. Temperar a gosto.
Num tacho à parte levar ao lume a manteiga e assim que derreter adicionar a farinha. Assim que se formar uma massa adicionar o leite quente aos poucos. Mexer muito bem, para que não se formem grumos, até adicionar o leite todo. Deixar ferver para engrossar e temperar com sal, pimenta e noz moscada. Se preferir usar molho bechamel de pacote é só abrir e seguir o resto da receita.
Num pirex dispor em camadas as placas de lasanha, a carne e o molho bechamel. Espalhar queijo ralado e levar ao forno a 250ºc até estar bem coradinha.

 
Lasanha de carne

Tem um aspecto mesmo apetitoso! Para acompanhar os Petiscos da Sofia aconselham tomate temperado com vinagre balsâmico.

A sobremesa? Uma maçã reineta.

A maçã reineta teve origem em França e cultiva-se principalmente em climas temperados. Nutricionalmente possui uma quantidade considerável de fibras e vitaminas A, B1, B2; C e E para além de cálcio, fósforo, ferro e potássio. É uma das variedades mais consumidas em Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário