Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

30 de março de 2014

Bolo de aniversário infantil - ovelha choné


Há algum tempo que não publicava um bolo decorado com pasta de açúcar. Este foi o bolinho que fiz para o terceiro aniversário da Sara. Fã da ovelha choné, não podia passar ao lado da oportunidade de fazer outra ovelhinha.

Bolo de aniversário infantil



A ovelha Choné e o cão Bitzer....

Bolo de aniversário infantil

A ovelhinha bebé e a sua mãe...
Bolo de aniversário infantil



O bolo é de iogurte e farinha de alfarroba. Uma receita muito simples. O recheio é de caramelo e amêndoas laminadas torradas. A decoração foi feita em pasta de açúcar de diversas cores.

Ingredientes:

Bolo

4 ovos inteiros
1 iogurte natural
2 medidas de iogurte de açúcar
2 medidas de iogurte de farinha
1 medida de iogurte de farinha de alfarroba
1 medida de óleo ou azeite
1 colher de sobremesa de fermento

Recheio

200 g de açúcar
200 ml de natas

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºc. Barrar uma forma com um pouco de óleo (para este bolo usei uma forma com 20 cm de diâmetro).

Colocar os ovos numa tigela e bater com vara de arames durante alguns minutos. Adicionar o açúcar e iogurte e bater mais um pouco. Adicionar o óleo, as farinhas e o fermento e envolver bem.

Levar ao forno entre 25 e 35 minutos. Quando espetar um palito no bolo e este sair limpo, o bolo está cozido.

Recheio

Levar ao lume o açúcar com um pouco de água (cerca de 50 ml) e deixar chegar ao ponto de caramelo. Retirar do lume e adicionar as natas mexendo bem mas com cuidado porque devido à temperatura elevada do caramelo a adição das natas provoca salpicos. Mexer bem até obter uma mistura homogénea.


Bolo de aniversário infantil

Ficou amoroso, não concordam?

O bolo da ovelha choné foi a minha primeira tentativa no mundo dos bolos decorados. É com carinho que olho para ele, mas este está bastante melhor. :)

Bolo de aniversário infantil

O bolo em si demorou cerca de 45 minutos desde o inicio até sair do forno. O recheio também é rápido de preparar mas demora algum tempo a arrefecer (cerca de 2 horas). A decoração demorou um pouco mais (algumas horas) mas acho que valeu a pena...



Sem comentários:

Enviar um comentário