Refeições económicas, simples e rápidas

O que levo na marmita para o almoço, os meus bolos e sobremesas, as receitas da minha infância- tudo em receitas económicas, simples e rápidas!

16 de junho de 2014

Bolo de baptizado

Os Petiscos da Sofia têm andado parados... outros valores se levantam! :)

No entanto tiveram a sua primeira encomenda de um bolo decorado com pasta de açúcar! Partilho aqui o bolo de baptizado que fiz no inicio de Maio. 




O bolo é pão de ló feito com fécula de batata a substituir a farinha e o recheio é geleia de morango com morangos frescos laminados.

Ingredientes:

8 ovos
250g de açúcar
210g de fécula de batata

Preparação (muito simples!):

Ligar o forno a 180ºc para pré-aquecer.

Na batedeira comece por bater os ovos inteiros com uma colher de sopa de água. Quando o volume duplicar adicionar o açúcar e bater durante cerca de 15 minutos. A massa cresce imenso!

Retirar da batedeira e envolver a fécula de batata peneirada com cuidado. A fécula de batata tem tendência para formar grumos ao ser envolvida no preparado dos ovos com o açúcar.

Levar ao forno cerca de 15 minutos. Antes de retirar do forno fazer o teste com o palito porque muitas vezes o bolo no forno parece que ainda não está cozido devido à textura superior o que acaba por não ser verdade...

Deixar arrefecer... e fazer outro! O resultado final são 2 receitas igual a esta.

Depois de frios é rechear com geleia de morango e alguns morangos frescos laminados. Bem fresco para esta altura do ano.

A cobertura é pasta americana e a decoração foi toda feita em pasta americana também com a excepção da hóstia que foi imprimida numa loja da especialidade (mas já bastante fácil de encontrar).


Alguns pormenores do bolo: flores no topo...



... O ursinho a esmagar o coelhinho de peluche...



 
 ... e o canto onde a onda de flores termina.




Nesta última imagem, embora não seja muito perceptivel, vê-se um pouco da cercadura de flores à volta do bolo.

O que acham? :)

Sem comentários:

Enviar um comentário